Neste ultimo final de de semana foi realizado em São Paulo a 22° edição da Fest Comix e eu foi ao evento e acompanhar um pouco desta festa dedicada aos quadrinhos.
Esta edição da Fest Comix foi realizado no São Paulo Expo e finalmente o pavilhão de exposições esta pronto para receber eventos cada vez maiores. Diferente da CCXP 2015, desta vez foi possível as vans levarem o publico diretamente até a porta do evento, isso poupou muito tempo e demonstra que para os eventos seguintes (como BGS e CCXP) teremos um espaço muito maior e mais comodo.
Porem, mesmo com o espaço gigante do São Paulo Expo, a Fest Comix foi realizada em um salão intermediário entre a entrada/saída e o verdadeiro espaço que pertence ao centro de exposição. Apesar do local ter um espaço considerável, a forma que o evento foi montado acabou limitando um pouco a distribuição do espaço, o que acabou ocasionando em pequenos congestionamentos de pessoas em certos locais.
Um outro fato que me incomodou um pouco foi a posição do palco de apresentação dos cosplayers, ele foi colocado em uma área muito próxima as escadas da área de alimentação e, devido a quantidade de pessoas no local, isso fazia com que o publico parado em frente ao palco atrapalhasse a movimentação de quem entrava/saia da área de alimentação e vice versa.
A área de refeição também foi um ponto contra o evento, é claro que não é possível comparar a Fest Comix com a CCXP. Mas um local de alimentação pequeno e controlado por garçons das próprias fast foods, pode causar uma certa irritação em quem comprou o lanche fora do evento (que foi o meu caso) e só esta ali para comer.
Mas o Fest Comix não teve só ponto negativos, as salas do São Paulo Expo foram bem utilizadas pela organização do evento e quem não estava no clima, para ficar andando pelas lojinhas de HQs e Mangás, podia ver atrações a parte no evento.
Além do salão principal (aonde ocorria os painéis de convidados e editoras), também havia eventos a parte, como o Terror Fest (dedicado aos fãs do horror), Medieval Fest (para aqueles que querem voltar no tempo) é o Anima Sato (que foi realizada pela Sato Company e exibiu algumas produções que estão chegando ao Brasil pela produtora).
Tenho que também falar do pessoal da produção do evento, que foram muito simpáticos durante os momentos em que falei com eles e me auxiliaram quando precisei deixar minha bolsa em um local escondido enquanto fazia a cobertura dos painéis da Panini e da JBC.
Ao todo, a Fest Comix foi um evento bastante proveitoso e divertido e, mesmo com as falhas citadas a cima, eles podem me esperar para a próxima edição do evento.