O segundo dia do Anime Friends (no ultimo sábado, 09) foi recheado pela palestra das editoras Nova Sampa e JBC. Porem (já soltando um spoiler desta postagem), nenhuma delas fez algum anuncio de novas obras, mas relataram para o publico como esta o andamento do processo para a publicação das obras pendentes.
A crise na editora Nova Sampa
A palestra da Nova Sampa foi marcada pela palavra crise, a editora afirmou que (devido o aumento no valor do dólar) o preço do papel subiu e isso afetou o planejamento inicial que eles possuíam e, para evitar aumento de preços, ficou decido paralisar a publicação dos mangás até passar a crise atual.
Mas foi divulgado que a maioria das obras da editora estão atualmente em fase de tradução ou no aguardo de material vindo do Japão. Com exceção das obras Pride, Carnaval Glare e Godeath, que estão parados na gráfica devido à falta de papel.
Sobre a publicação de Hakuoki e Muv Luv, foi anunciado que existe um problema de licenciamento com a produtora dos games. Porem existe a possibilidade da Nova Sampa pedir o cancelamento do contrato de publicação das duas obras, caso a produtora dos games não dar um posicionamento para a editora.
O lançamento de Fullmetal Alchemist no Anime Friends
A esperada palestra da JBC serviu apenas para que a editora confirmasse a maior parte das informações já repassadas na Fest Comix. Porem, a editora realizou no evento o relançamento do mangá Fullmetal Alchemist.
Já em relação ao andamento de Ghost in the shell, a editora informou que o material japonês chegou e que ele já estão trabalhando na tradução e que a editora Kodansha prometeu, que dentro de alguns dias, ira enviar o material de Akira.
Sobre a (tão falada) cor especial na capa de Fullmetal Alchemist, a JBC explicou que se trata de uma coloração prateada/metalizada em detalhes na capa. Este mesmo tipo de coloração também foi utilizado na capa original japonesa.
A editora também anunciou que a plataforma de mangás da JBC, o Henshin Drive, se encontra atualmente na fase de licenciamento de obras, mas que a interface e outros itens da plataforma já estão prontos atualmente.