Quantcast
Channel: O Vértice
Viewing all articles
Browse latest Browse all 747

Visual Novel - Conheça a versão japonesa para os Adventure Games

$
0
0

Quando os computadores ainda não eram muito desenvolvidos e não havia jogos que tinham capacidades gráficas potentes era necessário usar bastante a imaginação para jogar os primeiros games de aventura para PC. Os primeiros Adventures utilizavam de narrativa apenas em texto e  no futuro ocorreu à adição de imagens, interações gráficas, até chegarmos à forma que conhecemos atualmente os Point and Click 

No Ocidente os adventures foram febre nos anos 90 (com jogos como Full ThrottleGrim Fandango e The Secret of Monkey Island) e possuía um mercado coeso durante esta década. Mas no ano 2000 ocorreu uma transformação no mercado de games com o surgimento dos jogos em 3D e a fama gerada com os consoles Playstation, isso fez com que muitos estúdios se voltassem para o novo (e promissor) mercado e fazendo com que os jogos point and click estivesse menos nos holofotes do publico. 

Porem no Japão a historia acabou ocorrendo de forma diferente, os adventures acabou ganhando um mercado paralelo junto aos consoles 3D, características próprias a partir da cultura dos animes mangás com o tempo este gênero se moldou no que conhecemos hoje como Visual Novel. 

Os games de Visual Novel são voltados principalmente para contar uma historia através de texto, musica e imagens e são muito populares no Japão com diversos nichos e idades. Geralmente as historias destes games possuem historias com diversas ramificações (ou rotas) e que levam a finais diferentes dependendo de escolhas ou atitudes tomadas pelo jogador, o que tornar a vida útil do game bastante longa e alguns jogos podem chegar a ter até 30 horas ou mais de jogabilidade. 
O game Robotics;Notes foi desenvolvido pela 5pb e lançado em 2012 para Playstation 3, Playstation Vita e XBox 360

Este tipo de game não utiliza de motores gráficos potentes, afinal os personagens apresentados na historia são geralmente desenhados a mão e utilizados como sprites junto a cenários (em sua maioria) estáticos, mas pode ocorrer do game ter cenas animadas em CGi para mostrar determinados acontecimentos ou locais. 

Diferente dos point and click, as Visual Novels possuem uma jogabilidade mais focada na leitura dos textos e a escolha de opções que podem determinar o caminho que o jogo ira levarsendo que alguns games podem levar ao "Game Over" caso o jogador selecione a opção incorreta. Mas existem games deste estilo que usam uma jogabilidade próxima aos point and click, como Symphonic Rain (em que o jogador deve conseguir tocar instrumentos musicais para prosseguir com a historia) e Phoenix Wright: Ace Attorney (aonde buscamos pistas nos locais aonde ocorreu o crime que está sendo julgado).  

Atualmente a produção dos jogos de Visual Novel são realizadas por grandes estúdios e para vários consoles, porem existe também um grande mercado indie no lançamento dos games. A produção indie é realizada geralmente para o mercado dos PCs e os games são voltados mais para o publico adulto, principalmente por possuir cenas eróticas e grande quantidade de fan service. Diversos gêneros são utilizados nas historias dos games Visual Novel e no Japão são mais populares os games do gênero romântico (como simuladores de namoro, por exemplo), mas games de gêneros como ficção cientifica, fantasia e terror também são bastante populares na Terra do Sol Nascente. 

Aqui no Ocidente os games Visual Novel tiveram por um longo período uma pequena parcela de mercado, principalmente devido os games anteriormente quase nunca terem um porte para o Inglês (e muito menos em português). Porem, a adaptação em anime de Visual Novels de grande sucesso no Japão faz com que o lado de cá também tivesse a oportunidade de conhecer grandes historias. 
Hakuōki ~Shinsengumi Kitan~, Fate/stay Night e Clannad 

Entre os animes famosos que são baseados em games Visual Novel temos Fate/stay Night, o game desenvolvido pela Type-Moon, e lançado para PC, Playstation 2 e Playstation Vita, teve dois animes produzidos pelo Studio DEEN e Ufotable e que adaptaram a rota Original e a rota Unlimited Blade Works. A terceira rota do game (Heaven's feel) será adaptada em três longas animados pelo Ufotable e lançado em 2017. 

Outro game que ganhou destaque aqui no Ocidente por causa de seu anime foi Steins;Gate. Lançado pelas desenvolvedoras 5pb Nitroplus para XBox 360, PC e PSP, o game foi adaptado em anime pelo estúdio White Fox em 2011 e foi um grande sucesso ao mostrar uma historia que misturava ficção cientifica e elementos existentes na realidade. 

Já o game Hakuōki ~Shinsengumi Kitan~ segue uma linha parecida com Steins;Gate ao mostrar acontecimentos reais mas com elementos de fantasia. Produzido pela desenvolvedora Idea Factory, o game foi lançado inicialmente para Playtation 2 e depois ganhou porte para Playstation 3, PSP, Nintendo DS e Nintendo 3DS. A adaptação em anime foi feita pelo Studio Deen e lançado em 2010. O game (e o anime) mostraos acontecimentos envolvendo o Shinsengumi e o fim do Shogunato pelo olhos da jovem Chizuru Yukimu. 

O anime Clannad é famoso pela sua versão animada, porem poucos sabem que a serie é baseada no game desenvolvido pela Key, inicialmente para PC e depois para Playstation 2, PSP, Playstation 3 e XBox 360. A versão animada foi produzida pelo estúdio Kyoto Animation e exibido entre outubro de 2007 e março de 2008. 

Desenvolvido pela Overflow inicialmente para PC e depois para Playstation 2, e com adaptação para anime produzido pelo estúdio TNK, o game School Days mostra a historia do triangulo amoroso envolvendo os personagens Makoto ItouKotonoha Katsura e Sekai Saionji. O game (e o anime) possuem assuntos polêmicos, como bullying, e, dos 21 finais possíveis do jogo, 4 finais envolve assassinato e suicídio entre os personagens principais. 

Atualmente é possível adquirir games Visual Novel no Ocidente através de diversos serviços online, só a Steam possui uma grande diversidade de games deste gênero custando valores variados. Infelizmente a chegada de games Visual Novel para os consoles e portáteis acaba sendo limitada apenas aos jogos das grandes desenvolvedoras deste gênero.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 747